Bolívia

Estes são os braços de Raymundo e David, dois irmãos bolivianos que acabaram de chegar ao Brasil.
Eles foram ao local onde eu trabalho (Poupatempo) para requerer um atestado de atecedentes criminais para poderem trabalhar em uma fábrica de roupas.

Os irmãos, que têm cerca de trinta anos, contaram muitas curiosidades sobre a Bolívia. A mais impressionante delas foi que as Forças Armadas da Bolívia MARCAM os soldados com tatuagens nos braços, como essas aí em cima.

A primeira foto é da tatuagem do braço do Raymundo, feita pela Aeronáutica; e a segunda foto é da tatuagem do braço do David, feita pelo Exército boliviano. Ambas foram feitas quando os irmãos se alistaram, ou seja, quando tinham 18 anos de idade.
Eles ainda informaram que, se um boliviano foge do serviço militar, é perseguido e punido severamente. E essa prática é mantida no governo de Evo Morales.

Me contaram também que moram junto com outros compatriotas numa espécie de comunidade boliviana no bairro da Vila Maria, e que existem muitas outras em São Paulo.

Eu, impressionado com a informação, perguntei se podia tirar foto das tatoos com o meu celular. Eles me autorizaram e aí estão as fotos.

É impressionante saber que coisas como essas ainda acontecem em pleno século 21.

10 Responses to “Bolívia”


  1. 1 Clau 19/03/2008 às 21:45

    Tem uma pergunta que me aflige a resposta: Eles conseguiram o atestado limpo?
    E eu que pensava já ter ouvido de tudo…
    O fato é que do tanto que escuto ultimamente, meu cérebro desenvolveu um filtro-anti-historinhas-da-carochinha…
    Preconceito? Não sei…eu diria precaução!

    bjo

  2. 2 Roger 19/03/2008 às 23:17

    Como eles não têm RG do Estado de São Paulo, a polícia civil demora cerca da 15 dias pra verificar e liberar o atestado.
    Mas acho q eles vão conseguir o atestado sim…eles estão há poucos dias por aqui. Acredito (e espero) que não tenham cometido nenhum crime…rs.

  3. 3 André Henriques 20/03/2008 às 09:39

    Eu conheço algumas pessoas dessa comunidade. Enfim… ser perseguido para prestar serviços militares até que não é tão grave… se você pensar, aqui no Brasil o rapaz que não se alistar terá uma vida bem complicada pela burocracia.

    O problema maior lá acredito que está na forma de governo, no tratamento com os países vizinhos. Sei que o Brasil não é nenhum santo, mas não pode ser visto como demônio por explorar as reservas de gás de lá, ainda mais porque os contratos assinados ajudavam e muito a Bolívia na época que não tinha tecnologia pra nada e agora ficaram praticamente com todos equipamentos lá de graça. Isso é complicado… Pior ainda é levantar bandeiras comunistas sobre uma nova ditadura.

    Mas pior mesmo é ver em pleno século XXI, cheio de informações circulando, os políticos brasileiros roubando a torto e a direito e ainda dizendo que não sabem de nada, se inocentando a cada julgamento no senado, câmara federal, estadual ou municipal e ainda tendo a cara de pau de nas eleições seguintes ir lá pedir voto e os brasileiros tontos vão lá reelegem esses picaretas. =/

    Com tudo isso… fico me perguntando será mesmo que em pleno século XXI somos tão diferentes em relação a outros tempos da humanidade?

    PS.: a certa irritação com a Bolívia no comentário que fiz, talvez tenha sido alimentada pela derrota do Santos frente ao time de Evo, ontem… hahahahaha

  4. 4 Roger 20/03/2008 às 13:50

    Aaaaaah bom!
    Logo percebi que tinha alguma coisa a mais te incomodando aí…rs

  5. 6 Moni 31/03/2008 às 22:07

    Ai, xuxu… fogo, né?!
    Eu tento não me surpreender com mais nada… diante de coisas que vejo, leio, vivo tô ficando calejada e cada dia mais triste, sem esperança mesmo, sabe?

    Pra não falar o nº de crianças que morrem (de fome, de sede, jogadas pelas janelas de prédios), de pessoas perseguidas, de doentes, de escravos, etc, etc, etc. Tem tbm td q o Dé falou… sem falso moralismo, tá difícil viver assim!

    Hum, vou ali me matar e já volto.
    😦

  6. 7 Kijar 04/04/2008 às 23:14

    SECURITY CENTER: See Please Here

  7. 8 Moni 08/04/2008 às 23:21

    Vamu atualizar essa bagaça?
    =P

    Amo você!!

  8. 9 Graúna 09/04/2008 às 00:59

    agora imaginem israel, coreia do norte… ate q estamos bem…

    ainda q nao estejamos, a humanidade, no fundo, nada bem. mas comparar desgraca es fueda.

    bjos


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: