Eu te repudio!

A cada dia que passa as aulas de Pragmática vão ficando mais interessantes. E engraçadas.

Lembra da novela “O Clone”? (Isso sou eu que estou falando, não a professora)
Algumas vezes, no núcleo da família árabe, o marido ameaçava dizer à esposa três vezes a frase “Eu te repudio!” e a esposa ficava desesperada.
Na tradição árabe, os homens podem se casar com até não sei quantas mulheres. O único meio de a esposa se divorciar do marido é se ele disser a ela “Eu te repudio! Eu te repudio! Eu te repudio!” (três vezes).

A minha professora comentou sobre um filme hollywoodiano da década de sessenta (que eu não vou lembrar o nome agora) que contava a história da esposa de um árabe que, apaixonada por outro homem, queria se divorciar do marido (um velho ranzinza e muito mau). Detalhe: segundo a tradição, a morte do marido não liberta a esposa para se casar com outro, ela tem de ser fiel mesmo ele estando morto.
Um dia deu um pirepaque no velho e ele ficou muito mal, muito próximo de morrer. A mulher ficou desesperada, porque queria ficar livre dele logo pra casar com o amante bonitão. O velho, moribundo, chamou a esposa para bem perto dele, já que mal conseguia falar.
Eis que um raio de bondade passa pelo velho e ele fala:
– Eu te repudio! Eu te repudio… – E MORRE!!!
A moça olhou ao redor. Havia outras pessoas, mas o velho falou muito baixo. Se ela falasse que o velho pronunciou três vezes “eu te repudio!” todos acreditariam. Assim ela ficaria livre para se casar com o bonitão. Mas e a consciência?

E aí? O que aconteceu?

14 Responses to “Eu te repudio!”


  1. 1 Moniquilda 23/04/2008 às 23:26

    A moça ia ficar com peso na consciência se falasse a verdade…
    =P

  2. 2 Clau 24/04/2008 às 09:49

    Ai, meu Deus…
    A Altman é f***. Ela não muda nem os exemplos!!! rs…
    Ela já deu o “Cristina fuma”? rs…

    Ô Roger, você precisa fazer Historiografia Lingüística com ela. É sensacional. Não esperava muito da matéria, mas me surpreendeu!

    beijoca

  3. 3 Cindy Grimm 24/04/2008 às 20:37

    Eu nem ia ter peso na conciência nenhum rss magina ficar sem o bonitão!! rs
    Mas enfim, vc já me contou o final😉

  4. 4 André Henriques 25/04/2008 às 13:54

    Eu já fui mais fã da Altman… =/

    Mas como a língua e discurso são algo muito forte, a moça ficou pra viúva titia! hohoho

  5. 5 Moniquilda 25/04/2008 às 23:43

    Eu já sei o que acontece! Lá lá lá lá lá!
    \o/

  6. 6 Clau 27/04/2008 às 03:16

    Mônicaaaaaaaaa….Pq vc não me contou? E o e-mail que vc ia me mandar???

    Boooooooom, eu acho que ela mente pra ficar com o bonitão, mas ele trai ela com uma moça “que enche uma cama” por quem se apaixona num daqueles mercados de bugigangas.

    E a mocinha morre sozinha e com a consciência pesada! Porque era burra e não sabia que homem bonito não enche a mulher de ouro (Ixalá), mas sim de chifre!!!

    É isso…

  7. 7 Clau 27/04/2008 às 03:18

    Ah, e mais um detalhe, pragmaticamente falando….

    Quer fazer o favor de tirar o acento do meu nome aí do lado, ó: ——————————->

  8. 8 Roger 28/04/2008 às 00:05

    Pronto, Claudia.
    Problema fonológico-autossegmental resolvido ! (rs)

  9. 9 Moniquilda 29/04/2008 às 22:08

    Ô, Crau, vc não sabe o que acontece?!
    Me disseram que essa profa não muda nem os exemplos!!! Ou vai me dizer que vc faltou nessa aula, hein????
    rs
    😉
    Beijocas (pra td mundo) da Moniquinha que tá menos triste.

  10. 10 Clau 29/04/2008 às 23:06

    Ebaaaaaaaaaaaaaaaaa!
    Moniquinha menos tristeeeeee!

    Então, né, eu mesma disse aí em cima que a professora não muda os exemplos…rs…
    Masssssss…sabe como é, né, às vezes eu sou coagida por alguns sacripantas a ir pro bar…Neste dia aí, se ela deu esse exemplo aí, não sei não. Ô-ou…

    Ajuda a Clau!

  11. 11 Roger 30/04/2008 às 00:16

    Aaaafff! Sacripantas, Clau???
    Acho q ouvi essa palavra uma vez na vida…eu devia ter uns 8 anos…rs

  12. 12 Moniquilda 30/04/2008 às 23:01

    Roger, falando assim vc vai revelar a idade da nossa amiga! (e a sua tbm!) Hahahaha…
    Eu nunca ouvi isso não! Fui até no dicionário procurar!!!
    😉

    Clau, não vou estragar o post do nosso queridíssimo e pragmatíssimo Rogério. Te mando um e-mail contando(sério mesmo q vc num sabe?!rs).

    Beijos da Moniquinha que tá ficando feliz e boboca de novo! (graças a todos vcs meus queridos!)
    =D
    Ueba!
    \o/

  13. 13 Roger 01/05/2008 às 18:27

    PAAAARA TUDO!!!
    Eu vou explicar o que aconteceu no próximo post, ou seja, sábado.
    Calma…

  14. 14 Clau 07/05/2008 às 20:07

    Ai, que demora!
    Vai logo, né, Roger…
    (tô enganando bem, Mônquida?)


Deixe uma resposta

