Máximas (e ótimas!) Conversacionais

Pra variar, aula de Pragmática.
O assunto dessa vez eram as Implicaturas de Grice e as Máximas Conversacionais.
Que, pra mim, deveriam se chamar Ótimas Conversacionais, porque são óóótemas!

Quebra da Máxima da Quantidade (informe só o que for necessário):
– Joãozinho, já é tarde! Você já fez a lição de casa e escovou os dentes?
– Já, mãe! Já fiz a lição sim!

Quebra da Máxima da Relevância (diga só o que é relevante):
– Você me ama?
– Você é a pessoa mais legal que eu conheço.

o guarda: – Esse carro está estacionado em local proibido. O carro é seu?
o motorista: – Boa tarde, seu guarda! Que chuva, hein?

– Você comprou o que eu pedi?
– Eu tentei.

Quebra da Máxima de Modo (seja claro, específico):
– Ele estava sendo econômico com a verdade.

Quebra da Máxima da Qualidade (diga somente o que você acredita que seja verdade):
o americano: – O capital do Brazil ser Buenos Aires, right?
o brasileiro: Exatamente! E nós falamos espanhol e o presidente do Brasil é o Maradona!

Hehehe…

9 Responses to “Máximas (e ótimas!) Conversacionais”


  1. 1 André Henriques 23/06/2008 às 18:40

    Sem isso, como aconteceriam as piadas, né?! As ‘entrelinhas’ são fantásticas!!! hahahahaha

  2. 2 Clau 24/06/2008 às 10:08

    Hahahaha…Muito boa a do guardinha com o carro!!!
    Vou adotar!

    Roger, vamos fazer uma promessa, uma novena e rezar o terço pra hoje à noite, ok? Preciso de muuuuuuita luz…Na verdade, um holofote!

    beijossss

  3. 3 Graúna 24/06/2008 às 15:59

    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA vc e suas aulas sao o MAXIMA, right? A nao-quebra da maxima da diversao! =)

    fala pra sua profis vir da aula pra mim? =D
    As trevas do saramago sao muito profundas, mas as suas sao mais legais.
    Bjos

  4. 4 Moniquilda 24/06/2008 às 22:06

    Alguma coisa boa tinha que ter nessa tal Lingüística… ha ha ha!! Brincadeira, amigo, amigo…
    🙂
    Amei!
    Gosto mais da “Vc me ama?”

    rs

  5. 5 Clau 26/06/2008 às 22:09

    Moniquilda, tá nem louca de falar mal da lgstica, néam?
    Te pego, mano!
    =P

  6. 6 Roger 27/06/2008 às 00:30

    Cláááudia!
    Ameeei a 2a prova da Evani.
    Acho q fui super bem!
    Eu tava precisando tanto…rs
    E vc, foi bem?

  7. 7 clarabeauty 04/07/2008 às 15:27

    Eu nem sabia que isso existia… (o estudo disso, digo).

  8. 8 Moniquilda 06/07/2008 às 19:03

    Eu não falo mal da lingüística… imagina!!!
    🙂

    Roger, não tem mais pra contar pra gente? Essa é a parte divertida da brincadeira!
    😉

  9. 9 Clau 19/08/2008 às 00:58

    Roger!!!
    Você sumiu, kiidinho!
    Volta!
    Aparece!
    Escreve!

    beijos


Deixe uma resposta

